Política de Privacidade
De forma a poder melhorar o serviço oferecido a todos os Clientes do uSendit (doravante designados Clientes ou Cliente) a nível das funcionalidades do serviço uSendit, a Sendit recolhe informação dos Clientes de forma a melhorar e personalizar a sua experiência. Este documento visa esclarecer quais as informações que a Sendit recolhe assim como as opções que oferece para os Clientes terem acesso a essa informação.
1. Informação Recolhida
1.1. Dados Pessoais dos Clientes
Todos os dados recolhidos pela Sendit são informações fornecidas voluntariamente pelo Cliente. As informações são recolhidas quando o Cliente cria uma conta na Plataforma uSendit (adiante designada Plataforma) sendo-lhe solicitado o e-mail e o contacto telefónico. Também lhe é solicitado que indique uma password, nome de conta e nome de utilizador. Algumas informações adicionais serão solicitadas no momento da compra de créditos, como o nome completo, a morada, o país, a cidade, o código postal e o NIF.
1.2. Outras Informações Recolhidas
A Sendit recolhe automaticamente informações sempre que o Cliente visita a Plataforma. A Sendit obtém informações do computador do Cliente e atribui-lhe um “cookie” (pequeno pacote de informações sobre esse Cliente) quando visita a Plataforma. Estes dados não são fornecidos pelo Cliente – estes são recolhidos automaticamente como meio de facilitar a ligação à Plataforma e a sua utilização.
A Sendit utiliza cookies e outras tecnologias similares para facilitar e registar designadamente quais os serviços que utiliza na Plataforma.
A Sendit recolhe informações do seu computador com o objetivo de avaliar a eficácia do conteúdo da Plataforma e a sua utilização. Estes dados permitem-nos melhorar a utilização da Plataforma, ou otimizar a navegação dos Clientes na Plataforma e desenvolver programas e conteúdos de acordo com os interesses dos Clientes da Plataforma.
O que são cookies?
Os cookies são pequenos ficheiros de texto enviados para o seu computador ou dispositivo móvel quando visita websites. Os cookies ajudam os websites a armazenar e recuperar informação sobre os seus hábitos de navegação por forma a personalizar a navegação de acordo com as suas preferências.
A Sendit utiliza dois tipos de cookies:
Cookies simples: Este tipo de cookies é utilizado para seguir o percurso do Cliente através da Plataforma durante uma visita a Plataforma. Estes cookies são necessários para a Plataforma funcionar eficientemente, mas não são utilizados para identificar o Cliente pessoalmente. Os cookies simples são temporários e são automaticamente eliminados quando o Cliente sai da Plataforma.
Cookies persistentes: Este tipo de cookies é utilizado para identificar os Clientes sempre que estes utilizam a Plataforma. Estes cookies não são essenciais para o bom funcionamento da Plataforma, mas podem otimizar a sua utilização. Os cookies persistentes mantêm-se no computador até serem eliminados pelo Cliente
O browser do computador do Cliente, ou outro tipo de software instalado, poderá restringir a utilização de cookies simples, cookies persistentes ou qualquer outro tipo de cookie. Se optar por não permitir a utilização de cookies simples, poderá não conseguir utilizar a Plataforma
Além dos cookies, a Sendit utiliza alguns “pixel tags” (marcadores) que permitem que a Sendit siga os passos dos Clientes na Plataforma. Estes marcadores são utilizados para recolher dados, não identificáveis como pessoais, que ajudam a Sendit a determinar destinos populares, entre outros.
A Sendit obtém informações técnicas do computador do Cliente sempre que o Cliente visitar a Plataforma. Estas informações são obtidas através do browser do Cliente e poderão incluir diferentes dados, tais como: endereço IP, sistema operador utilizado, software de pesquisa na Internet (por ex. Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari) e resolução do monitor.
O que implica não autorizar o uso de cookies?
Se preferir não permitir cookies tem a possibilidade de desativar os cookies no navegador de internet (browser) que utiliza, mas deverá ter em conta que poderá impedir que algumas páginas Web sejam apresentadas corretamente.
2. Finalidades do Tratamento
O Cliente consente, desde já, a recolha e tratamento informático dos seus dados pessoais sendo o referido tratamento indispensável à prestação do Serviço.
Os dados pessoais recolhidos destinam-se:
(i) à prestação e faturação do serviço;
(ii) à confirmação da identidade do Cliente através do envio de um código via SMS;
(iii) à gestão e avaliação da relação contratual com o Cliente;
(iv) à adaptação da Plataforma às necessidades e interesses do Cliente;
(v) à realização de perfis de tráfego de consumo;
(vi) a ações de informação;
(vii) a marketing, telemarketing ou remarketing da Sendit, desde que a tal o Cliente não se oponha;
(viii) à otimização da Plataforma
Os dados recolhidos e gerados para o fornecimento deste serviço serão processados automaticamente pela Sendit, em conformidade com a legislação aplicável, designadamente, mas sem limitar, o Regulamento Geral da Proteção de Dados, a Lei n.º 67/98, de 26 de outubro e as condições estabelecidas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados.
A Sendit compromete-se a respeitar a legislação em vigor sobre proteção de dados pessoais e a não ceder, sob qualquer forma ou condição, os seus dados pessoais a entidades terceiras sem o seu expresso consentimento, salvo nos casos em que, por motivos técnicos de funcionamento da plataforma e sempre assegurando as garantias de pseudonimização e codificação dos dados, tiver de os transferir para os respetivos parceiros.
A Sendit é a entidade responsável pelo tratamento e os dados em questão não serão utilizados para nenhuma outra finalidade, sendo conservados durante o tempo que durar a prestação do Serviço. Entende-se que o Serviço durará enquanto o Cliente mantiver ativa a sua inscrição como tal junto da Sendit. Apenas comunicará os dados identificados aos seus prestadores de serviços para a finalidade descrita. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email: compliance@sendit.pt. Poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento.
3. Segurança dos Dados
A Sendit compromete-se a adotar as medidas de segurança necessárias para garantir a salvaguarda dos dados pessoais contra a sua eventual utilização abusiva ou contra o acesso não autorizado.
O Cliente reconhece e aceita que, sendo a Internet uma rede aberta, os dados pessoais poderão circular na rede sem condições de segurança, correndo o risco de serem vistos e utilizados por terceiros não autorizados, não podendo a Sendit ser responsabilizada por esse acesso ou utilização. Por conseguinte, o Cliente reconhece e aceita sob sua responsabilidade, o risco de divulgação inadvertida de passwords, códigos confidenciais e de quaisquer informações de caráter confidencial.
4. Dados Pessoais dos Destinatários dos SMS do Cliente
O Cliente é exclusivamente responsável pela gestão das bases de dados pessoais dos respetivos destinatários dos SMS (adiante designados Destinatários).
Consequentemente, as Partes acordam que relativamente aos dados pessoais dos Destinatários que o Cliente tratar no âmbito da utilização da Plataforma, o Cliente é o responsável pelo tratamento e a Sendit é a subcontratante.
Ao Cliente, enquanto responsável pelo tratamento, compete, nos termos legais, definir a finalidade de recolha, o conteúdo dos dados recolhidos e o uso e tratamento dos dados que a Sendit possa efetuar por conta do Cliente, bem como os respetivos meios de tratamento.
Por conseguinte, a Sendit irá tratar os dados pessoais dos Destinatários apenas mediante as instruções e autoridade do Cliente, enquanto responsável pelo tratamento de dados pessoais e nos termos da legislação de proteção de dados pessoais, nomeadamente com a exclusiva finalidade da prestação dos serviços estabelecidos nos T&C’s do uSendit, não aplicando ou utilizando os mesmos, por qualquer meio, com finalidades distintas daquelas que sejam estritamente necessárias à prestação dos serviços estabelecidos nos T&C’s do uSendit.
Sem prejuízo do disposto supra, a Sendit poderá tratar os dados pessoais dos Destinatários com a exclusiva finalidade de gestão de contencioso dirigido diretamente à Sendit, nomeadamente, para a prova do cumprimento de obrigações legais relativas ao envio de comunicações não solicitadas
A Sendit não irá comunicar, transmitir, transferir ou divulgar, por qualquer meio, os dados pessoais dos Destinatários a terceiros, salvo nos casos em que, por motivos técnicos de funcionamento da plataforma e sempre assegurando as garantias de pseudonimização e codificação dos dados, tiver de os transferir para os respetivos parceiros.
A Sendit compromete-se a implementar medidas técnicas e organizativas para proteger os dados pessoais dos Destinatários contra eventuais tratamentos não autorizados ou ilegais ou, contra quaisquer perdas, danos, alterações ou divulgações acidentais dos mesmos.
Após a cessação do contrato celebrado entre a Sendit e o Cliente, qualquer que seja a sua causa, a Sendit irá destruir ou devolver os dados pessoais dos Destinatários recolhidos ao abrigo e para efeitos da prestação dos serviços estabelecidos nos T&C’s do uSendit, juntamente com qualquer documentação acessória ou de suporte que possa conter os dados pessoais dos Destinatários que tenham sido alvo de tratamento que estejam a ser tratados.
5. Acesso, Atualização, Retificação ou Eliminação de Informação referente aos Dados
Em qualquer altura o Cliente pode visualizar e/ou atualizar os seus dados. Pode alterar a sua password, atualizar e/ou corrigir o contacto telefónico, morada, endereço de correio eletrónico, e NIF, diretamente na plataforma uSendit ou através de pedido escrito para usendit@sendit.pt.
A Sendit aplica todos os meios ao seu alcance para que os dados pessoais dos Clientes estejam completos e tão corretos e atualizados quanto possível, para assegurar a sua devida utilização.
Conforme estipulado pela legislação portuguesa de proteção de dados pessoais, o Cliente tem o direito de aceder, atualizar, retificar ou eliminar qualquer informação referente aos seus dados, recolhidos e armazenados informaticamente pela Sendit. Poderá solicitar que erros concretos nesses dados sejam corrigidos, mediante pedido por escrito para o endereço eletrónico acima referido.
Para proteger a privacidade do Cliente, a Sendit adota as medidas necessárias para verificar a sua identidade, antes de permitir o acesso a dados pessoais ou de efetuar quaisquer correções aos mesmos.
6. Como Optar por Não Receber Mensagens Promocionais da Sendit
Como Cliente poderá receber, ocasionalmente, via e-mail ou SMS, informações relacionadas com o serviço/plataforma, sobre os produtos da Sendit, ações de marketing, campanhas, descontos e promoções, assim como ofertas especiais, e outras oportunidades disponíveis na Plataforma. A Sendit envia esta informação diretamente ou através de terceiros.
Só receberá mensagens de correio eletrónico promocionais se a tal não se opuser.
Em qualquer altura pode decidir não receber mais informações promocionais da Sendit. Nesse caso, pode cancelar o envio de mensagens promocionais, via e-mail ou SMS (ou ambos) através de contacto escrito para o seguinte email: compliance@sendit.pt
A Sendit inclui, em todas as mensagens de correio eletrónico e outras comunicações, instruções para o cancelamento do envio de informações promocionais e outras informações.
7. Alterações à Política de Privacidade
A presente Política de Privacidade é divulgada na Plataforma
Sempre que existir uma alteração da política de privacidade, a Sendit enviará a todos os Clientes registados um email a informar dessa alteração e serão devidamente publicitadas no site em https://usendit.pt.
Se tiver dúvidas sobre a Política de Privacidade, não hesite em contactar-nos através dos contactos disponíveis na Plataforma ou através de contacto escrito para o seguinte email: compliance@sendit.pt
8. Contactos
8.1. Gerais
Rua Fradesso da Silveira nº4, 3ºB
Urbanização Alcântara Rio
1300-609 Lisboa
Telefone: +351 213 405 290
Email: usendit@sendit.pt
8.2. Tratamento de Dados
Para exercício dos seus direitos no que toca ao tratamento dos seus dados (direitos de proteção de dados) ou qualquer esclarecimento em caso de dúvidas sobre a proteção de dados, pode contactar a Sendit e o seu Encarregado de Proteção de Dados. A presente Política de Privacidade e os Termos e Condições, aplicam-se ao tratamento de dados efetuado pela Sendit. O Encarregado pela Proteção dos Dados da Sendit pode ser contactado através da morada acima referida ou por email, através do endereço compliance@sendit.pt.
Ética e Responsabilidade Social
Procuramos ter um sentido de responsabilidade social, e por ser uma questão com a qual lidamos no nosso dia-a-dia, acreditamos que o facto de o tornarmos visível a clientes e fornecedores, poderá de alguma forma contribuir para uma consciencialização mais abrangente.